quinta-feira, 26 de maio de 2016

JORNADA CULTURAL CONTRA O GOLPE: JUNHO DE 2016 INTENSA PROGRAMAÇÃO

A luta contra o golpe na periferia continua organizada no mês de junho. O centro cultural Cio das Artes, localizado em Ceilândia, já programou uma série de atividades políticas e culturais que têm por objetivo a conscientização e a mobilização da classe trabalhadora e dos movimentos sociais a favor da democracia. No próximo sábado (28) a partir das 10h, um novo ciclo de apresentações artísticas e debates terá início com o Encontro Cultural do Cio das Artes, que pautará a cultura no DF, suas perspectivas e as tarefas dos movimentos sociais no próximo período.
13245441_1028410940579531_1425996367262142669_n (1)
“Enxergamos a cultura como um instrumento de luta classista, uma forma de integração e conscientização do povo. O nosso objetivo é frear esse ataque da burguesia à nossa democracia, tão recente e duramente conquistada com o sangue e o suor dos trabalhadores, que são justamente os que têm mais a perder com o golpe”, afirma o dirigente do Sindsep-DF e coordenador do Comitê em Defesa da Democracia em Ceilândia, Reginaldo Dias da Silva.

O militante também afirma que a primeira quinzena de governo interino já anunciou uma parte do que está por vir nos próximos meses. “Muito em breve se fará sentir os efeitos das medidas anunciadas, retrocessos na cultura, repressão aos movimentos e ataques aos programas sociais e às conquistas das minorias sem voz”, afirma Reginaldo Dias da Silva.
Confira as atividades já agendadas no Centro Cultural Cio das Artes:
1°/6, 20hRene Bonfim –  Forrozeiro baiano, radicado em Brasília desde os anos 70, o músico começou sua carreira profissional em 1980 e fundou o grupo “Paraibola” em 1991. Já participou de vários shows de artistas consagrados como, Sivuca, Pena Branca e Xavantinho, Xangai e outros.
2/6, 20hSarau da CM  – O Sarau é uma produção do Projeto Mover Mentes, com o intuito de reunir os quatro elementos da cultura Hip-Hop e também os simpatizantes do movimento, para que todos tenham a oportunidade de expressar os seus sentimentos, pensamentos e reflexões em forma de Poesia.
3/6, 20hCaco de Cuia – Banda formada em 2005 com o intuito de investir na cultura popular brasileira, vivenciando os ritmos, as danças, os folguedos, resgatando valores e ritmos da cultura nordestina, onde está fincada a verdadeira raiz dos componentes.
4/6, 20hLuizão do Forró–  Com 37 anos de carreira, o artista constituiu-se um ícone da cultura popular regional, levando o forró para todo o território nacional.
5/6, 16hMaria Sabina e Peia Dia–  Banda nova no cenário musical de Brasília, que mistura forró, samba com o rock’n roll, inspira-se em Raul Seixas, Novos Baianos e Alceu Valença.
5/6, 17hMamulengo Fuzuê – Vencedor do prêmio Funarte de teatro de rua e do microprojeto Rio São Francisco, o Mamulengo Fuzuê teve início em 2007, com o ator brincante, palhaço e bonequeiro Thiago Francisco, que também é pesquisador, com repertório de números tradicionais de esquetes, mágica e ventríloquo.
Além das atividades acima, o Cio das Artes tem programação fixa. Confira:
Escambo Cultural de sexta a domingo a partir das 18h: Entes e agentes culturais do Distrito Federal terão oportunidade de divulgar seus trabalhos. Serão comercializados ou trocados objetos artísticos, estampas, CDs e livros, principalmente dos artistas alternativos. O agendamento para participar do escambo cultural no mês de junho poderá ser feito até o dia 31 de maio, pelo e-mail: ciodasartes@yahoo.com.br.
Saral da quarta – Atividade cultural e de formação realizada na última quarta feira de cada mês, com a finalidade de celebrar a fundação da primeira Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) , por Karl Marx em 1864.
Rimas de Quinta – Todas as quintas-feiras a partir das 20h. É uma atividade semanal que tem por finalidade celebrar a poesia, a rima e o verso.
Fonte: CUT Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário